Seja bem Vindo!!! Seu IP: || Data: || Hora:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Memória e Avaliação de 2011

Fizemos uma memória breve do que foi o ano de 2011, onde o que marcou a vida coletiva foi lembrado:
Nosso primeiro Encontro com os membros atuais decorreram da Conferencia Pró Selo UNICEF, que foi organizada junto a outras juventudes que já haviam se encontrado através Fórum Pró Selo UNICEF realizado na ASSEMU Juína – MT. A partir da Conferencia, foram levantadas a necessidade de mobilização das juventudes em forma de fórum ou conselho, como espaço de diálogo e ações das juventudes,  aprendemos sobre a webcidadania  e importância dela no processo de mobilização divulgação e como meio de acompanhar a transparência social.
Em relação a COM-VIDA, passaram a ocorrer  encontros na casa da cultura aos sábados a tarde.
Houve a organização para a ida em Fontanillas na Oficina Preparatória, numa avaliação geral, houve pouca presença da população distrital, houve falha na comunicação, porém fizeram se presentes membros do povo rikibaktsa, jovens do CJ Aldeia Segunda, que falaram sobre a necessidade de melhorar e efetivar a comunicação, foi consenso que precisamos melhorar nosso cumprimento do tempo para a programação ocorrer tranqüila.
Nos fizemos, presentes nas Conferências da Juventude, Transparência Social, LGBTT, é importante ressaltar que na da Juventude, Cleiton, representante do CJ e Movimento Mais Cultura foi eleito como delegado na regional e estadual, participando assim dos processos da nacional, juntamente com Patricia da PJ, e eleito ainda como delegado da Conferência de Transparência Social
Para repasse do que foram discutidos e deliberados nestas conferencias, Cleiton e Patrícia provocam inicialmente os Grupos PJ e CJ para que seja feita um momento na Câmara Municipal, seja em forma, de sessão, uso da tribuna popular ou audiência pública, para que a comunidade tome conhecimento das decisões e ainda como forma de prestação de contas, por que foram usados recursos públicos para tal participação.
Executamos o Projeto Festival de Juventudes e Interculturalidade  (Ver mais Relatório Festival de Juventudes e Interculturalidade) embora tenha havido o contra tempo do pedido para se retirar da Escola por parte de sua Diretora Salete Bergamin nos reerguemos e sintonizamos melhor a programção quando mudamos para o pátio da Igreja Sagrado Coração, aprendemos a graffitar, aprendemos que é importante que estejamos juntos para sermos fortes, tivemos um troca de saberes muito intensa com o povo rikibaktsa, tivemos noções básicas de pintura em tela e a partir da compra das telas percebemos que se produzida aqui as telas podem sair a um preço de custo bem inferior ao mercado tradicional, sendo uma boa oportunidade de empreendedorismo, batalha de ruas foi interessante chamando atenção para a prática do break dance, e foi onde surgiu a idéia de empreender coletivamente em nome de sustentabilidade socioeconômico cultural , na produção de camisetas costura e arte através do graffitti ou serigrafia, a produção de telas para pintura, e assim movimentar recurso para manutenção dos membros e do movimento como um todo. Durante o Festival ainda reforçada a necessidade de melhorar a comunicação com os povos indígenas, principalmente como CJ.
Foi levantado durante o ano a possibilidade de conhecer a Estação ecológica de Iquê, num encontro de educação ambiental para jovens, porém este não ocorreu, mas cria novas possibilidades, agora que Lili e Melissa estão respectivamente como titular e suplente do Conselho Consultivo de Gestão da ESEC Iquê e ajudam a dialogar inclusive sobre a situação de visitas na área para fins educacionais e de pesquisa.
Participamos do Dia Nacional da Juventude, evento de comemoração da juventude católica, que teve como tema a juventude e o protagonismo da mulher, foi realizado na cidade de Aripuanã – MT.
Diante do exposto, foi discutido e lembrado os pontos positivos e negativos, percebemos que, várias situações vividas em 2011 requerem continuidade, e que para tal necessitamos de organização, assim listamo-las e dividimos a tarefa de provocar e mediar o debate destes temas dentro e fora do movimento para cada elo do grupo :
·         Agenda 21 Municipal, retomar o debate sobre a Agenda levantando as propostas feitas na Conferencia Pró Selo, reunir a Comissão da Agenda 21 para fazer e legitimar o documento base que será levado para discussão nos espaços como associações e grupos da sociedade civil organizada, responsáveis- Carlos e Laura.
·         COM-VIDA e Fontanillas, retomar o processo de articulação junto a escola e comunidade, mobilizar para a formação da comissão e continuidade desta, responsáveis- Carlos e Laura.
·         Grêmio estudantil, informações na SEDUC sobre a quantas anda a preparação das escolas, responsáveis- Todos os membros estudantes.
·         Webcidadania, atividade continuada de ocupação dos espaços da web para postar conteúdos do movimento, acompanhar e divulgar assuntos de interesse público, fazer mobilizações, responsáveis- Damarys, Raquel e Lorraine.
·         Sessão na Câmara, para repasse das propostas das Conferencias Estaduais e Nacionais da Juventude e Organização das Juventudes, fazer o diálogo entre as organizações de jovens existentes na cidade para fortalecimento das juventudes através de um espaço de diálogo, articulação e ação, responsáveis – Cleiton, Renato e Patricia PJ.
·         Projeto de sustentabilidade socioeconomicocultural, que traz a idéia de aulas de hip hop, ação cultural nos bairros, produção de telas para a venda, costura de camisetas e arte graffitti e serigrafia, para sustentabulidade econômica dos membros, permitindo que este desenvolvam suas expressões culturais envolvendo a população como um todo através de ações educacionais nos bairros, responsáveis- Cleiton e Paula.
·         Elo e comunicação com rikibaktsa, criar agenda e meio que permita a comunicação eficiente com indígenas e agentes de comunicação que façam isso acontecer, responsáveis- Melissa e Raquel.
·          Proposta de Visita a ESEC Iquê, através de encontro de educação ambiental e formação política com jovens, responsáveis – Lili, Melissa e Renato.
·         Jornal e zine, espaço para veicular informação sobre as ações do movimento e assuntos de interesse público, responsáveis: Lili, Ket, Damarys e Patricia PJ.
·         Articulação com juventude estudante do IFMT, responsáveis- Carlos, Lili, Lorraine, Marina e Renato.
·         Movimentação Democracia e Participação Política, projeto a ser desenvolvido para trazer um debate sobre o que é política, diferenciando da partidária, e com foco para o ano de eleição, chamando atenção dos eleitores para a amplitude do sentido de democracia, responsáveis – Ket e Levi.
·                      Acampa Jovem, educação, mística e aventura na mata, tendo como cenário o sitio do tio do Carlos, responsáveis – Carlos e Laura.

Marcamos para dia 07 de janeiro reiniciar as atividades com a reunião para detalhar o plano e agenda coletiva de 2012.



0 comentários:

Postar um comentário