Seja bem Vindo!!! Seu IP: || Data: || Hora:

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Encontro Preparatório para a Formação da COM-VIDA da Escola Vinicius de Moraes.

Morro do Tio João, Fontanillas agosto de 2011.
Partimos de Juína as 16:30 do dia 26, chegamos ao Distrito de Fontanillas, logo fomos no acomodar, transformamos as salas da Escola Vinicius de Moraes em alojamento, descemos até a beira do rio para cumprimenta-lo.
Enquanto Fabiane e Bentina preparavam nossos alimentos, fizemos a abertura e o acordo de convivência, após o banho, jantamos e fizemos nosso momento cinema, onde assistimos o filme Rango, ao término nos recolhemos.
No dia seguinte, despertados pelo Grupo da Alvorada, fizemos alongamento enquanto o café da manhã era preparado, recebemos os participantes do CJ e estudantes da Aldeia  Segunda.
Logo Liliane do CJ-Juína iniciou as abordagens temáticas tratando do tema Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e participação social, onde contextualizamos um pouco sobre mudanças e variações climáticas, emissão de gases provocadores do efeito estufa, como se chegou a este ponto crítico da história, partindo de uma breve história da evolução da vida na terra segundo a ciência, a espécie humana e as descobertas do fogo, da agricultura, o surgimento da era industrial, os agrotóxicos, a visão de mundo atual da terra como mercadoria, bem de consumo, em contraponto com a idéia de terra como organismo vivo, e a necessidade de mudanças no paradigma de mundo, Liliane conduziu de forma que permitiu a participação dos presentes em meio a apresentação formando os pensares e opiniões coletivas.
Após Cleiton do CJ Juína, abordou sobre Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM VIDA na Escola, que surgiram no ano 2003 em resposta aos jovens participantes da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que solicitaram que fossem criados espaços de estudo, debate entre a escola e a comunidade para a construção de ações locais e fortalecimento das mesmas, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e o ambiente a qual estamos inseridos, reafirmando a necessidade de participação nos espaços políticos que terão influencia em nossa vida enquanto individuo e comunidade.
 Cleiton apresentou a metodologia da Oficina do Futuro criada pelo Instituto Ecoar composta das etapas: Arvore dos sonhos- onde identificamos como é a escola e a comunidade dos nossos sonhos, fazendo brotar a idéia de um cenário que se pretende alcançar.
As pedras no caminho- é onde se levantam quais são os problemas que dificultam chegarmos aos nossos sonhos, como se fosse empecilhos a serem superados.
Jornal Mural- Procura Identificar como os problemas (as pedras) surgiram, como era a escola e a comunidades antes deles, e que experiência interessantes já aconteceram ali. A idéia é colocar todas essas informações no jornal mural da escola para que todos vejam e participem.
COM-VIDA para a ação- parte para pôr a mão na massa levantando ações que devem ser realizadas, necessidades para fazer cada ação, e se responsabilizar por elas prazos e formas de avaliar tudo isso.
Após foi aberto espaço para contribuições, foi sugerido pela Professora Leila que realizássemos a Oficina, com a Comunidade e Escola, depois divulgasse através de banner e cartazes as ações necessárias em Fontanillas para uma melhor qualidade de vida em suas diferentes formas, Cleiton disse que estaríamos realizando a oficina após o almoço para que todos os participantes aprendessem a como fazer e  que em outubro possamos realizá-la com os demais e fazer esta divulgação, como estratégia inclusive de envolvimento da comunidade e fortalecimento da participação e visibilidade perante o poder público.
Ás 13:30 hr retornamos do almoço, já para o momento de aprender a  realizar a Oficina do Futuro, onde Liliane fez o papel de facilitação da mesma, aproveitando para responder as dúvidas que surgiram diante do processo.
Após Melissa e Thiago do CJ dividiram os participantes em dois grupos para realizar o caça ao tesouro, que foi um momento de integração entre os jovens e fortalecimento do espírito coletivo que se findou na prainha para um refresco após a agitação da atividade.
Fim da tarde, após o banho todos jantamos e foi dada continuidade a sessão de cinema com o filme Viagem ao Centro da Terra, nos recolhemos ao fim.
No dia seguinte após o café da manhã saímos em caminhada em direção ao morro do Tio João, fizemos o caminho íngreme e pedregoso e no topo fomos recompensados com a bela imagem da floresta numa mistura de espécies amazônicas e cerrado divididas pelas águas do rio Juruena. Após descermos nos reunimos embaixo do pé de copaíba para avaliar o nosso encontro completando as frases: Que pena que, que bom que, que tal se...
De maneira geral, valeu a pena a formação adquirida coletivamente, durantes os dias passados ali, porém consideramos importante atingir um numero maior de pessoas neste momento de preparação, devido a importância dos temas tratados prometendo voltar em outubro para o Grande Encontro de Formação da COM-VIDA, finalizamos com ao canto Mãe Terra, retornamos ao alojamento para organizá-lo e entrega- lo ao responsável, levamos o almoço para a prainha onde celebramos a união dos jovens e jovens há mais tempo pelo meio ambiente e qualidade de vida, confraternizamos e as 15:30 colocamos novamente o pé na estrada fazendo o caminho de volta.

0 comentários:

Postar um comentário